Blog :: Xalingo

Como incentivar o hábito da leitura

Não é porque as férias escolares começaram que você vai deixar seus pequenos longe dos livros, não é? Apesar de o tempo livre permitir muitas brincadeiras na rua e o computador oferecer uma infinidade de atividades e brincadeiras, a leitura oferece uma viagem sem fim pelas maravilhas da imaginação – isso sem falar que ajuda na alfabetização, educação, no ensinamento de valores morais.

Os adultos têm papel fundamental na iniciação das crianças no mundo da leitura. A professora da Faculdade de Educação da PUCRS Maria Conceição  Christofoli destaca que os pais devem, sim, ler para os filhos, desde pequenos. ”Ao invés de ficar na frente da TV, os pais podem ler para os filhos. Além da questão da mediação, é um ato de afeto “, destaca a profissional.

O escritor Carlos Urbim acredita que a missão do escritor é honrar a magia do “Era uma vez…”, contar histórias que façam “brilhar os olhos dos leitores” e libertem a imaginação. Também escritor, Caio Riter crê que a criança se encanta pela palavra e que, por isso, até uma canção de ninar ajuda a encaminhar os pequenos para os livros.

Na hora de escolher o que ler – ou deixar à disposição dos pequenos para que eles mesmos leiam – pode-se levar em conta a idade da criança, apesar de não haver grandes diferenças entre os livros. Uns têm mais textos, outros mais ilustrações; entretanto, o conteúdo normalmente é apropriado para qualquer idade entre zero e seis anos.

Se a criança não sabe ler, o livro pode ser manuseado e lido pelos pais, tios ou avós. A voz de familiares é confortante. Nestes casos, livros ilustrados ajudam no entendimento. Aqueles que têm outros atrativos, como sons ou figuras que aparecem ao virar as folhas, também aumentam o interesse e o aspecto lúdico.

E se engana quem acha que os clássicos contos infantis estão fora de moda! São estas histórias que permitem à criança se imaginar como princesa ou herói. Na outra ponta, estão os livros da moda – aqueles de bruxos, vampiros, mágicos, heróis, detetives… Eles são benéficos também, pois atraem os pequenos para a literatura.

Mas não esqueça: conforme a idade avança, a criança precisa de leitura mais profunda, que lhe exija tempo e permita a reflexão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *